// NOSSOS DESTAQUES

Cirurgiões-dentistas do Rio comemoraram o seu dia de forma diferente

Na manhã desta quinta-feira, dia 25 de outubro, os CDs ocuparam a Cinelândia, em frente à Câmara Municipal, para chamar a atenção da população sobre a importância da Saúde Bucal e denunciar as condições de trabalho de quem atende através dos planos odontológicos.

Promovida pelo Conselho Regional de Odontologia em parceria com a ABO-RJ, Sindicato dos Dentistas e ABCD-RJ, a manifestação contou com a participação do ator Carlos Machado, que também é cirurgião-dentista e vem dando apoio à campanha pela valorização da classe.

Diversos parlamentares estiveram também na manifestação, entre eles os deputados Pedro Fernandes e Gilberto Palmares e o Vereador Carlos Eduardo.

O ato foi registrado pela TV Bandeirantes, a TV Câmara e o site informativo UOL Notícias.
Fonte CRO-RJ

topo

EDITAL 001/2012

A Academia Brasileira de Odontologia Militar - ABOMI, de acordo com os preceitos estatutários, abre inscrições para o preenchimento de (06) vagas de Acadêmicos Titulares. Sendo:
(01) Marinha
(01) Exército
(01) Aeronáutica
(02) Foras Auxiliares
(01) CD Civil

Saiba mais

topo

 

1º ENCONTRO MILITAR DE IMPLANTODONTIA DO RIO DE JANEIRO


topo

 

REVISTA BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA MILITAR

A Academia Brasileira de Odontologia Militar, estará lançando a 2ª Edição de sua Revista Científica.
Nossa Revista tem se solidificado junto a comunidade Científica devido a qualidade dos trabalhos nela publicados, tornando-a um veiculo importantissimo na divulgação dos profissionais Cirurgiões Detistas Militares, Civis e alunos dos cursos de especialização desenvolvidos nas Organizações Militares em acordo de cooperação Científica .
Ela também age como divulgadora da odontologia de excelência praticada pelos Cirurgiões Dentistas Militares, nas Organizações de Saúde,e de seus serviços.
Assim sendo a ABOMI se sentirá honrada em publicar os Trabalhos e Artigos Científicos de todos os colegas Militares e Civis.
Para formatar o trabalho de acordo com as normas de publicação da revista, basta acessar nossa página na internet www.abomi.org.br e entrar em Normas de Publicação. O prazo para entrega dos artigos científicos é até o dia 31 de agosto de 2012. Maiores informações, fazer contato com a Martha (secretária) pelo telefone(21)2220-6798 / 2215-6302 ou e-mail abomi@terra.com.br.

Saudações Acadêmicas.

ABOMI-Incentivando o Estudo e a PesquisaOdontológica nas Forças Federais e Estaduais.

EVANDRO ROBIN DE LIMA – Presidente da ABOMI

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Faça o download da última revista: Capa ou do Conteúdo
1. MISSÃO: A Revista científica é um órgão de divulgação da Academia Brasileira de Odontologia Militar (ABOMI). Tendo sua publicação semestral, com trabalhos de pesquisa, casos clínicos e revisão de Literatura destinada aos Oficiais Dentistas das Forças Armadas e Auxiliares, alunos e professores dos cursos de pós-graduação conveniados com a ABOMI membros titulares e aspirantes da ABOMI e dentistas e professores da área civil. Tem o objetivo principal de divulgação de técnicas, conhecimentos clínicos e científicos empregados nas Unidades de Saúde das Forças Armadas e Auxiliares e em outros órgãos militares e civis; além de atualizações informais diversas que contribuem para o crescimento da Odontologia em geral.
2. NORMAS GERAIS:
2.1. A Revista Científica da ABOMI receberá para publicação trabalhos redigidos em português. A redação deve ser clara e precisa, evitando-se trechos obscuros, incoerentes e ambigüidades.
2.2. A Revista Científica da ABOMI reserva-se o direito de submeter todos os trabalhos originais à apreciação do Conselho Editorial da Revista. Os conceitos emitidos nos trabalhos publicados serão de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião daquele Conselho ou da ABOMI.
2.3 A Revista Científica da ABOMI, ao receber os originais, não assume o compromisso de publicá-los, o que só ocorrerá após observância das normas e da decisão do Conselho Editorial.
2.4 As datas de recebimento, reformulação (se houver) e de aceitação do trabalho constarão, obrigatoriamente, no final do mesmo, quando da sua publicação.
2.5 Os direitos autorais passarão a ser de propriedade da Revista Científica da ABOMI, sendo vedada tanto sua reprodução, mesmo parcial, em outros periódicos, como sua tradução para
publicação em outros idiomas, sem prévia autorização desta.
2.6 Os trabalhos aceitos para publicação poderão ser modificados para se adequarem ao estilo gráfico da revista sem que, entretanto, nada de seu conteúdo técnico científico seja alterado. No caso de o trabalho incluir tabelas e ilustrações previamente publicadas por outros autores, é dever do autor fornecer a fonte de origem da informação.
2.7 Serão aceitos no máximo (6) autores por artigo científico.
2.8 Todas as pesquisas que envolverem estudos com seres humanos e animais deverão estar de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, devendo ter o consentimento por escrito do paciente e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Deve ser enviada a cópia do parecer do CEP. A ausência deste documento implicará na devolução do trabalho.
2.9 Os originais e as figuras não serão devolvidos aos autores.
2.10 Os originais com avaliação desfavorável serão devolvidos aos autores, revogando-se a transferência de direitos autorais. Os originais com avaliação “sujeito a modificações” serão remetidos aos autores para que as correções sugeridas sejam realizadas, no prazo determinado, e, posteriormente, reavaliados. Os artigos aprovados terão um prazo de até 12 meses para publicação.
3. FORMA DE APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS:
3.3 Os originais submetidos à publicação devem obrigatoriamente ser acompanhados de figura(s) que faça(m) referência direta – figura(s) técnica(s) sobre metodologia ou sobre os resultados. Serão considerados para publicação os seguintes tipos de manuscritos:
3.4 Trabalho de Pesquisa: Apresentam novas idéias, nos quais são informados os resultados obtidos, os métodos descritos, técnicas e processos utilizados.
3.5 Relato de casos clínicos: É a descrição detalhada e análise crítica de um caso típico ou atípico. O autor deve apresentar um problema em seus múltiplos aspectos, sua relevância e revisão bibliográfica sobre o tema.
3.6 Revisão de literatura: Uma revisão de literatura sobre um assunto específico, geralmente contendo análise crítica e síntese da literatura que irá dar ao leitor uma cobertura geral de um assunto com o qual ele pode ou não estar familiarizado.
3.7 Resumo: Resumo de dissertações de Mestrado, teses de Doutorado ou Livre Docência, apresentadas em instituições brasileiras ou estrangeiras. Seu objetivo é a transmissão, de maneira rápida e fácil sobre a natureza do trabalho, suas características básicas de realização e alcance científico afirmado.
3.8 Editorial: Opinião comentada do editor, corpo editorial ou autor convidado, em que se discutem o conteúdo da revista e possíveis alterações na missão e ou forma da publicação.
3.9 Conversando com o Paciente (Entrevista): Pergunta questões pertinentes sobre um determinado assunto da área odontológica, formulada de maneira sucinta Resposta: restrita a questão formulada, com nome(s) do (s) entrevistado(s) e titulação.

4 APRESENTAÇÃO DE MANUSCRITOS
4.1 Os originais deverão ser redigidos de acordo com o Estilo ABNT.
O original deverá ser enviado em 3 (três) cópias impressas e uma cópia digital em CD, digitadas em processador de texto Microsoft Word na fonte Times New Roman, tamanho 12, folhas de papel tamanho A4, espaço duplo e margem de 3 cm de cada um dos lados, tinta preta, páginas numeradas com algarismos arábicos no canto superior direito. O artigo deverá ser composto por 12 a 15 laudas com 25 linhas cada. A página de identificação não constará do total de laudas previstas.
4.2 Na primeira folha de apresentação do trabalho deve constar:
A) Título em português com fonte tamanho 14, negrito e caixa-baixa; título em inglês com fonte tamanho 12, não negrito, em itálico e caixa-baixa: conciso contendo somente as informações necessárias para a identificação do conteúdo.
B) Especificação: se o trabalho é resumo ou parte de dissertação ou tese, monografia de especialização ou outros.
C) Nome (s) do (s) autor (es) por extenso na ordem a ser publicada com seu posto, função e Organização que pertence, se militar, ou titulação máxima, Disciplina e Instituição a que cada autor está afiliado. Se o autor não pertencer a nenhuma instituição de militar ou de ensino, deverá colocar sua formação ( por exemplo: cirurgião dentista ou clínico privado).
D) Endereço principal para correspondência e e-mail do autor responsável pelo trabalho.
4.3 Demais páginas devem ser estruturadas seguindo a seqüência: resumo (máximo de 120 palavras) e palavras-chave, abstract e key words, texto, agradecimentos, referências, tabelas (cada uma em uma página) e legendas. Todos os títulos das seções devem ser em fonte tamanho 12, negrito e “caixa-baixa”.

4.4 Estrutura do Trabalho

Resumo: não deve exceder a 120 palavras. Deve conter resumidamente o objetivo, material e método, resultados e conclusões.
Palavras-chave: palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho, fornecidas pelo próprio autor.
Abstract: resumo em inglês
Key words: palavras-chave em inglês
Introdução: deve conter o objetivo do trabalho.
Material e Método; Resultados; Discussão; Conclusão e Referências.
Em trabalhos de pesquisa experimental, inserir no máximo 20 (vinte) referências. Nos casos de Revisão da Literatura, serão permitidas até 40 referências.
Citações: é a menção no texto de uma informação extraída de um documento ou de um canal de informação. A autoria da citação deverá ser inserida utilizando o Sistema autor-data, com a data entre parênteses ou entre vírgulas, quando no início da frase ou parágrafo.
Exemplos: Um autor: Porto Neto, 1998, investigando as reações... ou Porto Neto (1998). Até 3 autores: Braga e Alvarenga (1996) pesquisaram... ou Braga e Alvarenga, 1996, Mais de três autores: Araújo Filho et al., 2000, avaliaram ... Quando a chamada estiver no final da frase ou parágrafo ela é inserida entre parênteses em letra maiúscula. Exemplo: ... e concluíram que esta modalidade terapêutica é mais indicada (PORTO NETO, 1998; ARAÚJO FILHO, 2000).

Referências: as referências devem ser relacionadas em ordem alfabética, sem numerá-las, seguindo as seguintes normas:

Artigo de periódico: Sobrenome (s) do (s) autor (es), letras iniciais de seus nomes (separados por pontos), em letra maiúscula, ponto. Quando houver mais de um autor, seus sobrenomes são separados por ponto e vírgula. Título do trabalho, ponto. Título da revista em negrito, vírgula, volume (v.) número do volume, vírgula, número (n.) do periódico, vírgula, páginas (p.) inicial e final, separadas por um hífen, vírgula, mês (abreviado) e ano da publicação. Os títulos das revistas são abreviados de acordo com o Index Medicus, na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou com a lista das revistas nacionais, disponível no site da Biblioteca Virtual de Saúde (www.bireme.br). Devem ser citados todos os autores até três autores. Quando mais de três, colocar a abreviação latina et al.
Exemplo: ∙ PIMENTA, C.A.M.; KOIZUME M.S. Analgesia em câncer: crença e atualização. Rev Esc Enfermagem USP, v. 27, n.3, p. 309-314, jul., 1998.
∙ SHAFER, E. et al. Properties of endodontic hand instruments used in rotatory motion. JOE, v. 21, n. 10, p. 493-497, nov., 1995.

Livros: Sobrenome (s) do (s) autor (es), letras iniciais de seus nomes (separados por pontos), em letra maiúscula, ponto. Quando houver mais de um autor, seus sobrenomes são separados por ponto e vírgula. Título do livro em negrito. Edição (a partir da 2ª ed) ponto. Local de publicação: Editora. Ano. Total de páginas. Se for utilizado o nome do tradutor, esse deverá vir logo após a edição ou título do livro (caso seja 1ª edição).
Exemplo: MATHEWSON, R.J, PRIMOSCH, R.E. Fundamentals of pediatric dentistry. 3ª ed. Chicago: Quintessence Books; 1995. 250 p
Capítulo de Livros: Sobrenome e letras iniciais do(s) nome (s) do(s) autor (es) do capítulo, ponto. Título do capítulo ponto. In: autor, ponto. Título (se tiver mais de um volume, coloque antes da Ed ou cidade). Local de publicação: editora. Ano da publicação. Número total de páginas. Capítulo, páginas (p.) inicial e final da parte referenciada.
Exemplo: WEREBE, D.M. Depressão no câncer. In: FRÁGUAS JÚNIOR, R.; FIGUEIRÓ, J.A.B. Depressões em medicina interna e em outras condições médicas: depressões secundárias. São Paulo: Atheneu. 2000. Cap. 18, p.159-164
Obs.: até 3 (três) autores de livro, todos devem ser citados. Quando mais de 3 (três), colocar a abreviação latina “et al.”.
Teses e Dissertações: Sobrenome (s) do (s) autor (es), letras iniciais de seus nomes (separados por pontos), em letra maiúscula, ponto. Quando houver mais de um autor, seus sobrenomes são separados por ponto e vírgula. Título da Tese em negrito: subtítulo. Local da instituição, Data (ano em que o trabalho foi aceito). Total de folhas, número de volumes, quando mais de um. Grau de dissertação ou tese- Unidade onde foi apresentado ou defendida. Local, data (ano da defesa)
Exemplo: FARIAS, A. A. Análise clínica e radiográfica do tratamento endodôntico, realizado por alunos dos cursos de especialização em endodontia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.1998. 98 fls. Dissertação (Mestrado em Endodontia)- Faculdade de Odontologia da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 1999
Internet:
∙ Artigos e/ou matérias de revista. boletim em meio eletrônico
Exemplo: NERALLAH L.J. Correção de fístulas pela técnica de bipartição vesical. RBO, v. 27, n.4, p.309-314, 1993. Disponível em: <http://www.epm.br/ postsurg.htm>. Acesso em 24/10/2009.
∙ Monografias (livros) no todo em meio eletrônico
Exemplo: FURTADO, L.J. As leis do mercado na idade moderna. RJ: Paz e Terra, 1982. Disponível em http: // www.minerva.ufrj.br. Acesso em 23/8/2009.
∙ Trabalhos apresentados em congressos, seminários, etc.
Exemplo: MACIEL, A.M.; SALES Jr. R. Evidências científicas da prótese sobre implante imediata. In: Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Recife: UFPE, 2004. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/cfch/cfchtrab/htm>. Acesso em 10/05/2004.

4.5 Relatos de casos clínicos ou de técnicas
• Serão aceitos com as seguintes recomendações: 1) não poderão ultrapassar seis laudas; 2)serão permitidos até três autores; 3) o assunto deverá ser relevante e o relato de caso deverá contribuir para o enriquecimento da literatura científica e não ser apenas a reprodução
casos amplamente conhecidos da literatura.
4.6 Ilustrações:
∙ Gráficos, desenhos, etc. devem ser construídas preferencialmente em programa apropriado (Word, Excel, Corel e outros). Devem se apresentadas em folhas separadas e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos.
∙ As fotografias deverão ser fornecidas digitalizadas com resolução em 300 dpi.
∙ As legendas de tabelas e quadros devem ser colocadas na parte superior dos mesmos.
∙ As legendas de figuras e gráficos devem ser colocadas na parte inferior dos mesmos.
∙ Todas as tabelas, gráficos, quadros e figuras, sem exceção, devem ser citados no texto.
∙ Não devem ser utilizados no material ilustrativo nomes ou iniciais do nome do paciente.
∙ Os experimentos com seres humanos devem indicar se os procedimentos utilizados estão de acordo com os padrões éticos do Comitê de Pesquisa em Seres Humanos (seja institucional ou regional).
∙ Nos experimentos com animais devem ser seguidos os guias da Instituição dos Conselhos Nacionais de Pesquisa sobre o uso e cuidado dos animais de laboratório.

5 Etapas de avaliação:
5.1 Os originais que deixarem de cumprir qualquer uma das normas aqui publicadas relativas a forma de apresentação, por incompletude ou inadequação, serão sumariamente devolvidos antes mesmo de serem submetidos a avaliação quanto ao mérito do trabalho e a conveniência de sua publicação.
5.2 Os trabalhos que, a critério do Conselho Editorial, não forem considerados convenientes para a publicação serão devolvidos aos autores em caráter definitivo.
5.3 O artigo deverá estar acompanhado de uma declaração do(s) autor (es), conforme modelo abaixo declaração do(s) autor (es), conforme modelo abaixo:
Declaração
Título do Artigo________________________________
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) submetem o trabalho intitulado a apreciação da Revista Científica da ABOMI para ser publicado. Declaro(amos) estar de acordo que os direitos autorais referentes ao citado trabalho, tornem-se propriedade exclusiva da Revista Científica da ABOMI desde a data de sua publicação, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação de qualquer natureza, sem a prévia e necessária autorização obtida à Rev Cient ABOMI. Declaramos, ainda, que é um trabalho original, sendo que seu conteúdo não foi ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer no formato impresso ou eletrônico. Concordamos com as normas acima descritas, com total responsabilidade quanto as informações contidas no artigo, assim como em relação as questões éticas.

Data___________________
Nome dos Autores ____________________ Assinatura

7. Encaminhamento do artigo:

Toda a correspondência deve ser enviada para o Editor da Revista Científica da ABOMI, Rua Alcindo Guanabara 17/21, salas 1001 a 1005- CEP: 200031-200; Rio de Janeiro, RJ. Tel: (21) 2220-7698. O trabalho pode ser enviado de forma antecipada para o endereço eletrônico: abomicientifica@terra.com.br ou abomisecretaria@terra.com.br antes da remessa registrada por SEDEX.
ATENÇÃO: A data limite da entrega é 31/08/2012.


topo
// NOSSOS CURSOS
// HOME // INSTITUCIONAL // CIENTIFICA // NOTICIAS // HISTORIA // INGRESSAR // FALE CONOSCO
Home Diretoria
Estatuto
Acadêmicos
Símbolos
Hino
Caderno de Odonto
Cursos
Revista OnLine
Boletim OnLine
Código de Ética
Nossas notícias
Destaques
Editoriais
Surgimento
Ata de fundação
Membros Fundadores
Instalação
Ingressar Formulário


ABOMI
Academia Brasileira de Odontologia Militar
Rua Alcindo Guanabara, 17/21 sl. 1001 a 1005 - Centro - Rio de Janeiro - Cep.:20.040-003
Tel/Fax: (21) 2220-6798 || E-mail: abomi@terra.com.br