// A SOLENIDADE DE INSTALAÇÃO DA ABOMI

O termo Academia originou-se da palavra Academus, nome do criador do parque onde Platão reunia seus discípulos para suas aulas de filosofia. Na Renascença este termo reapareceu com o significado de agremiação literária e, depois, científica, artística e cultural.

No Brasil, a primeira Academia foi a dos Esquecidos, fundada na Bahia em 1724. Em 1897, no Rio de Janeiro, sob a presidência de Machado de Assis, inaugurou-se a Academia Brasileira de Letras (ABL).

Aproveitando as comemorações do 191° aniversário da morte heróica de Tiradentes, os 40 acadêmicos, que compunham a Academia Brasileira de Odontologia Militar (ABOMI), escolheram a ABL para, na noite de 20 de abril de 1983, instalarem a ABOMI, tendo o mártir da Independência, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, como o seu Patrono.

A Mesa Diretora dos trabalhos foi composta pelo Exmo. Sr. Vice-Almirante Médico Ernani Vitorino Aboim Silva, Diretor de Saúde da Marinha, e representante do Ministro, Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca e pelos Ilmos. Srs. Capitão-de-Fragata (CD) RRm Vinícius Ribeiro Soares, Presidente da ABOMI; Prof. Geraldo Halfeld, representante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Capitão de-Mar-e-Guerra FN Parecy de Siqueira Lima, representando o Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais; Coronel R/l José de Lima Barreto, representante do Presidente da Associação dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB); Dr. Gerson Rodrigues do Lago, Presidente da Associação Médica do Rio de Janeiro; Dr. Aloysio Cariello, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, Dr. Paulo Pinho de Medeiros, Presidente da Academia Brasileira de Odontologia.

// NOSSOS CURSOS
// HOME // INSTITUCIONAL // CIENTIFICA // NOTICIAS // HISTORIA // INGRESSAR // FALE CONOSCO
Home Diretoria
Estatuto
Acadêmicos
Símbolos
Hino
Caderno de Odonto
Cursos
Revista OnLine
Boletim OnLine
Código de Ética
Nossas notícias
Destaques
Editoriais
Surgimento
Ata de fundação
Membros Fundadores
Instalação
Ingressar Formulário


ABOMI
Academia Brasileira de Odontologia Militar
Rua Alcindo Guanabara, 17/21 sl. 1001 a 1005 - Centro - Rio de Janeiro - Cep.:20.040-003
Tel/Fax: (21) 2220-6798 || E-mail: abomi@terra.com.br